Se preparar e saber sobre seus pontos fracos e fortes é essencial na hora da entrevista. Além de demonstrar autoconhecim
ento, profissionalismo e plano de ação a si mesmo, é uma pergunta feita frequentemente pelo recrutador.
Mas o que responder quando o recrutador quer saber “QUAIS SÃO SEUS PONTOS FORTES E FRACOS?”
Primeiro passo:
Antes de ir a entrevista é necessário que estude a vaga a ser preenchida e a empresa. Cada instituição tem suas missões, regras e cultura, e querem contratar alguém que tenha a personalidade certa para empresa, que melhor se encaixaria em seus valores. Portanto, entre no site e tente entender toda a forma de funcionamento da empresa.
Segundo passo:
Agora, é necessário que o candidato reflita e seja honesto com si mesmo e faça uma autoanalise sobre seus pontos fortes e fracos.
Sugerimos que crie uma lista e separe em duas, em uma parte coloque seus pontos fortes e em outra parte coloque seus pontos fracos.
Terceiro passo:
Compare e circule aqueles que mais se identificam com o plano de avanço da empresa e pense em situações que você executou tal característica na hora da entrevista; é essencial dar exemplos para provar aquilo que se fala, transmite mais confiança ao recrutador.
Quarto passo:
Comece pelos pontos a melhorar, a autocritica é a parte mais difícil e a que surge mais medo ao ser falada na entrevista, porém o recrutador sabe que ninguém é perfeito, sua maior intenção saber se você tem autocritica e como lida com suas vulnerabilidades, se procura uma forma de mudá-las.
Quando for responder apresente primeiro o ponto fraco (o problema), após isso diga o que fez e está fazendo para melhorar (a solução).
Exemplo: “Creio que minha maior fraqueza é ser muito ansioso, e isso fazia eu procurar tanto a perfeição, que as vezes acabava demorando mais para concluir algum projeto. Hoje em dia por mais que eu compreenda que ainda a possuo, tenho praticado meditação constante e treinado cada vez mais meu autofoco e minha mente no presente, e isso vem evoluindo e me ajudando cada vez mais.”
Transforme algo que não seria tão agradável em algo positivo, é uma grande chance de sair na frente em sua entrevista de emprego.
Quinto passo:
Aqui normalmente o recrutador quer saber o que suas qualidades podem ajudar dentro da empresa, escolha em média 3 características que mais se identificam com o perfil da vaga para serem destacadas. Dê um exemplo em como essas qualidades ajudaram você no passado. De preferência, dentro do ambiente corporativo.
Agora que já sabe como responder “quais são seus pontos fortes e fracos?”, comece a procurar o trabalho ideal.